Pular para o conteúdo principal

Ciência Proibida - Salvador Nogueira - Parte 3


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre a 3º parte do livro Ciência Proibida. Caso queira conferir os post anteriores é só clicar nos links: Post 1, Post 2.


Nessa parte o autor aborda o uso de humanos em experimentos perigosos e desnecessários. É claro que o julgamento de Nuremberg, onde os nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade, é a fonte de várias normas relacionadas a ética na pesquisa, em especial quando envolveram seres humanos, incluindo o termo de esclarecimento da pesquisa, do seu funcionamento e riscos envolvidos.


1. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial. Isso significa que a pessoa envolvida deve ser legalmente capacitada para dar o seu consentimento; tal pessoa deve exercer o seu direito livre de escolha, sem intervenção de qualquer desses elementos: força, fraude, mentira, coação, astúcia ou outra forma de restrição ou coerção posterior; e deve ter conhecimento e compreensão suficientes do assunto em questão para tomar sua decisão. Esse último aspecto requer que sejam explicadas à pessoa a natureza, duração e propósito do experimento; os métodos que o conduzirão; as inconveniências e riscos esperados; os eventuais efeitos que o experimento possa ter sobre a saúde do participante. O dever e a responsabilidade de garantir a qualidade do consentimento recaem sobre o pesquisador que inicia, dirige ou gerencia o experimento. São deveres e responsabilidades que não podem ser delegados a outrem impunemente.

2. O experimento deve ser tal que produza resultados vantajosos para a sociedade, os quais não possam ser buscados por outros métodos de estudo, e não devem ser feitos casuística e desnecessariamente.

3. O experimento deve ser baseado em resultados de experimentação animal e no conhecimento da evolução da doença ou outros problemas em estudo, e os resultados conhecidos previamente devem justificar a experimentação.

4. O experimento deve ser conduzido de maneira a evitar todo o sofrimento e danos desnecessários, físicos ou mentais.

5. Nenhum experimento deve ser conduzido quando existirem razões para acreditar numa possível morte ou invalidez permanente; exceto, talvez, no caso de o próprio médico pesquisador se submeter ao experimento.

6. O grau de risco aceitável deve ser limitado pela importância humanitária do problema que o pesquisador se propõe resolver.

7. Devem ser tomados cuidados especiais para proteger o participante do experimento de qualquer possibilidade, mesmo remota, de dano, invalidez ou morte.

8. O experimento deve ser conduzido apenas por pessoas cientificamente qualificadas. Deve ser exigido o maior grau possível de cuidado e habilidade, em todos os estágios, daqueles que conduzem e gerenciam o experimento.

9. Durante o curso do experimento, o participante deve ter plena liberdade de se retirar, caso ele sinta que há possibilidade de algum dano com a sua continuidade.

10. Durante o curso do experimento, o pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos em qualquer estágio, se ele tiver razoáveis motivos para acreditar que a continuação do experimento causará provável dano, invalidez ou morte para o participante.

Quando falamos em atrocidades e pesquisas macabras, logo nos lembramos dos nazistas, de Mengele, o Anjo da Morte. Mas os nazistas não foram os únicos a realizarem experimentos cruéis. Muitos aliados realizaram experiências bem horripilantes, sem que os voluntários soubessem o que aconteceria.
O autor nos trás um relato dos experimentos que foram realizados por Mengele, que após o fim da guerra fugiu para a Argentina e depois o Brasil, nunca sendo julgado.



O autor trás também os terríveis experimentos que os japoneses realizaram com os chineses, como o uso de gases tóxicos, armas biológicas, como antraz.
Com a ameaça constante de um ataque nuclear, ficava a dúvida sobre o quanto de radiação um ser humano suporta. Pacientes com câncer e crianças com déficit de aprendizagem, foram submetido a diversas quantidades e a vários tipos de materiais radioativos, claro que com o total desconhecimento dos participantes quanto as substâncias que estavam recebendo, bem como os possíveis efeitos desses materiais sobre eles.
Durante a Guerra Fria o clima tenso e a crescente paranoia com relação a espionagem, sendo investidos muitos recursos no setor de espionagens e contraespionagem. Parte desses recursos foram investidos num projeto de pesquisa sobre o controle da mente, que envolvia o uso de LSD e mescalina, e claro que as cobaias utilizadas eram pacientes do Instituto Psiquiátrico do Hospital Bellevue.
Além desses experimentos, foi relatado o inconcebível teste sobre o efeito e evolução da sífilis no corpo humano, e as cobaias selecionadas eram membros de uma comunidade de negros em Tuskegee, no Alabama. O experimento deveria ser conduzido por apenas 6 meses, após os quais os envolvidos deveriam ser tratados, mas o experimento durou 40 anos, sem nenhuma assistência médica.
É assustador saber que muitos desses “cientistas” saíram como “inocentes” ou com penas brandas após compartilharem seus resultados com as nações que conduziram o seu interrogatório e julgamento.
Muitos desses experimentos só vieram a público por que seus registros sobreviveram por acidente, e o presidente Bill Clinton ordenou uma investigação dentro da CIA com a abertura dos arquivos.
Esses experimentos são só a ponta do iceberg, já que os arquivos japoneses teve uma boa parte de seus documentos destruídos, bem como os arquivos da União Soviética que nunca foram abertos e sabe-se lá que tipos de testes foram realizados. Como já disse Sara Sidle, em CSI Investigação Criminal:




Então é isso, espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr