Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Jogador Nº 1 - Ernest Cline


Tudo bem com vocês?
No post de hoje quero conversar com vocês sobre o livro Jogador Nº 1 do Ernest Cline. Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.



O livro tem uma temática futurista, e se passa no ano de 2044. Esse mundo vem enfrentando uma grande crise energética (tanto elétrica como de combustível), e destruição ambiental, com muita poluição (da água, do ar) o que torna muito mais viável que as pessoas façam as coisas em sua própria casa, como trabalhar, estudar, fazer compras, etc.
Pensando nisso, James Halliday, um nerd aficionado pelos anos 80 (época de sua adolescência), desenvolve junto com seu amigo Og, a plataforma OASIS, que é uma plataforma de realidade virtual. A maioria das pessoas passa grande parte do seu tempo no OASIS: estudando, trabalhando, jogando e interagindo umas com as outras, assim elas economizam combustível (recurso escasso), evitam ficar muito tempo em contato com a poluição e tem mais acesso a cultura e informações.
Simplesmente achei sensacionais as aulas dentro do OASIS por diversos motivos:

· A escola é uma zona livre de combate, não há problemas de agressão entre alunos e professores;
· Há filtro de linguagem e de comportamento, ou seja, o professor não perde tempo de sua aula lhe dando com indisciplina;
· As tarefas são corrigidas pelo sistema, o professor não fica sobrecarregado com atividades extraclasses, sobrando muito mais tempo para planejamento e estudo.
· Interatividade do conteúdo, o professor pode explicar por exemplo o sistema cardiovascular levando os alunos para uma viagem dentro do coração, artérias e veias – O QUE SERIA SENSACIONAL.

Dentro do OASIS existem inúmeros mundo, seja inspirados na Terra, na Terra Média, em Hogwarts (QUERO), em Stars Wars, Star Trek, em videogame antigos, as possibilidade são infinitas. A conta é gratuita, e os acessórios principais para seu avatar também. Mas há possibilidade de se comprar carros, casas, roupas, armas, artefatos, dentro do jogo.
A história começa com a morte de Halliday, e o anúncio que seu herdeiro será quem consegui encontrar um easter-egg que ele escondeu dentro do OASIS, mas para encontra-lo a pessoa deverá encontrar 3 chaves e abrir 3 portões e realizar 3 desafios para consegui encontrar esse easter-egg.
É óbvio que vira uma loucura, todo mundo procurando, inclusive, uma empresa, a IOI, que quer ganhar essa caçada para privatizar o OASIS. Mas 5 anos se passam e NINGUÉM conseguiu encontrar a primeira chave.
É aí que entrar Wade Watts, o narrador da história. Ele é um jovem órfão pobre, que mora nas Pilhas (um amontoado de trailers) junto com a tia, e está quase concluíndo o ensino médio. E se torna a primeira pessoa a consegui a primeira chave, reanimando assim o frenesi pela busca do easter-egg.
Gostei muito do livro, da narrativa, do desenrolar da história, das temáticas desenvolvidas: auto isolamento social, como nossa aparência bem como nosso sexo influencia em nossas oportunidades, problemas ambientais, ética, etc. E tudo isso recheado de referências nerds e geeks, a maioria ligada aos anos 80, mas se você assim como eu não viveu nos anos 80, sou de meados de 89, não se preocupe, você conseguirá acompanhar tranquilamente a leitura, pois tudo é bem ajustado.
Mas teve alguns pontos que não me agradaram, mas que não atrapalharam o andamento da leitura, nem o prazer que senti lendo o livro.

· Achei a localização da primeira chave estava bem óbvia pela dica. E levando em consideração que a IOI tinha uma equipe de pessoas altamente capacitadas e com todo recurso ao seu dispor, o fato de demorarem 5 anos para acharem ficou um pouco forçado.
· Em uma TREMENDA crise energética, a solução é colocar todos para estarem conectados DIA E NOITE. Não sei se seria uma solução viável.
· Poderia ter uma explicação melhor de como o mundo chegou naquela situação, não que falasse mais do mundo real, que me parecia MUITO sem graça, muito triste, mas que explicasse melhor o que aconteceu com nosso mundo.

Como já disse, nada que atrapalhe o prazer da leitura, que é bem envolvente e divertida.
Vamos a edição do livro que está muito legal.




Numeração dos capítulos.

Páginas impares.

Páginas pares.

Divisão dentro dos capítulos.

O livro é dividido em 3 níveis.

As informações sobre o autor são hilárias.


Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr