Pular para o conteúdo principal

Projeto de Leitura em Conjunto - O Conde de Monte Cristo #6


Tudo bem com vocês??? No post de hoje irei comentar sobre a 5º semana do Projeto de Leitura Compartilhada do livro O Conde de Monte Cristo.
Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.
Finalmente o Conde de Monte Cristo chega a casa de Albert que o apresenta aos seus amigos, que acabam se impressionando muito com a figura do conde. Entre os amigos de Albert se encontrava Maximilien Morrel, filho do sr. Morrel, ex-empregador de Edmond Dantès. Conversando com Maxilien, Dantès descobre que a filha de sr. Morrel se casou com Emmanuel, sendo ambos muito feliz.
Quando seus amigos vão embora, Albert leva o conde para apresentar seu pai e a sua mãe, Fernand e Mercedes. O que exigiu certo auto controle do Dantès. Em momento algum é mencionado o nome de Fernand, sendo sempre se referido a ele como sr. de Morcerf, mas como nós é dito que Fernand e Mercedes se casam, entendemos que se trata de Fernand.
Então temos um dos capitulo mais UOUUUUU dessa semana. Dantès pede para seu empregado, Ali, comprar uma determinada casa. E quando ele chama seu intendente, sr. Bertuccio para acompanha-lo, há muita excitação por parte de Bertuccio, e fiquei sem entender, até que temos uma explicação bem chocante.
Bertuccio vê seu irmão, que era bonapartista, ser assassinado, e quando procura Villefort para apresentar queixa, é enxotado por ele. Bertuccio se sente extremamente ofendido e injustiçado e promete vingança.
Após algum tempo sondando Villefort, Bertuccio encontra sua oportunidade, e quando Villefort está enterrando o filho que teve com sua amante, que não estava respirando, Bertuccio esfaqueia Villefort (o julgando morto) e leva a criança consigo. Quando estava longe ele consegue trazer a criança de novo a vida. E acaba criando a criança junto com sua cunhada.
A criança cresce e se torna uma pessoa desprezível e acaba matando sua mãe adotiva, junto com alguns “amigos” e fugindo depois disso. Bertuccio, em quanto procura abrigo na estalagem de Caderousse, presencia a venda do diamante que Dantès deu a Caderousse e sua esposa. Devida a forte chuva, o joalheiro passa a noite na estalagem. Caderousse acaba matando sua esposa e o joalheiro e foge com o dinheiro e com o diamante. A policia no encalço de Bertuccio (que era contrabandista) o encontra coberto de sangue e com os dois cadáveres, sendo acusado do crime.
Como havia escutado Caderousse mencionado um padre (que na verdade é Edmond), ele pede a policia que procure esse padre. Quando Dantès fica sabendo vai à prisão e ouve de Bertuccio tudo o que aconteceu. Dantès o contrata como intendente. E já dá para perceber que Edmond pretende usar esse fato contra Villefort.
Edmond está muito cruel, cínico e calculista. Percebemos isso durante a conversa que ele tem com Danglars e posteriormente com Villefort – simplesmente sensacional. Dantès procura Danglars para fazer negociação com seu banco, com intuito de mostrar o qual rico ele é.
Nenhuma atitude de Dantès é em vão, todas as ações do personagem são voltadas para sua vingança. Villefort visita o conde para agradece-lo por ter salvo sua mulher e seu filho de um acidente. A conversa que eles têm é muito incrível:

"– O que significa – disse Villefort com hesitação – que, sendo a natureza humana fraca, todo homem, de acordo com o senhor, cometeu... erros?

– Erros... ou crimes – respondeu displicentemente Monte Cristo.

– E que apenas o senhor, dentre os homens, os quais não reconhece como irmãos, foram suas palavras – replicou Villefort, com a voz ligeiramente alterada – apenas o senhor é perfeito?

– Perfeito, não – respondeu o conde –, impenetrável, só isso. Mas, se a conversa o desagrada, paremos por aqui, cavalheiro; sou tão ameaçado pela sua justiça quanto o senhor pelo meu sexto sentido.

– Não, não, cavalheiro! – pediu Villefort com veemência, provavelmente temendo dar a impressão de que recuava. Não! Com sua conversa brilhante e, quase sublime, o senhor alçou-me acima dos parâmetros triviais; não estamos mais conversando, não estamos mais conversando, estamos dissertando. Ora, sabe muito bem que as vezes os catedráticos de teologia da Sorbonne, ou os filósofos em sua querelas, desferem-se verdades cruéis; suponha que estamos fazendo teologia social e filosofia teológica, e eu lhe direi esta, por mais rude que seja: meu irmão, estás incorrendo no orgulho; estás acima dos outros, mas acima do senhor está Deus.

– Acima de todos, cavalheiro! – enfatizou Monte Cristo, com uma entonação tão profunda que Villefort foi percorrido por um calafrio involuntário. – Peco por orgulho em relação aos homens, serpentes sempre prontas a se erguerem contra quem as olha de cima sem esmaga-las com o pé. Mas deposito esse orgulho perante Deus, que me tirou do nada para fazer de mim que sou."

Descobrimos um pouco mais sobre a acompanhante grega do conde, e creio que ela terá importância para história. Após o desgaste provocado pela conversa com Danglars e Villefort, Edmond decide visitar Maximilien e sua irmã, que embora não sejam ricos, vivem uma vida pacata, tranquila e feliz. E todo auto controle do conde é posto a prova com essa visita que o emociona muito, pela gratidão que a família tem pelo inglês que os salvou da ruina e o pai do suicídio (sendo esse inglês o próprio Dantès).
É aqui que terminamos nossa leitura da semana. E nessa próxima semana leremos da Parte III, Capítulo 13 – Píramo e Tisbe até a Parte IV, Capítulo – Como livrar um jardineiro dos arganazes que comem seus pêssegos.
Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr