Tudo bem com vocês??? Já
fiz um post com os livros que me decepcionaram, caso queira conferir é só clique aqui. Sendo assim resolvi fazer o TOP 5 dos livros me surpreenderam. Então vamos começar:
1.
Por favor, cuide da mamãe
A história gira em torno do
desaparecimento de Park So-nyo, 69 anos, mãe de 4 filhos e o esposo moravam na
aldeia onde ele cresceu. E fazia tempos que os filhos não iam até a aldeia.
Pensando que era um fardo fazer duas comemorações, com dois rituais ancestrais
próximos, Park So-nyo sugeriu que se reunissem apenas no aniversário do marido,
um mês antes do seu.
Ao chegar a Seul para visitar os filhos
e comemorar o aniversário dos dois, ela acaba se perdendo no marido em meio à
multidão na plataforma da estação de metrô. O marido, que sempre andou na sua
frente, durante os mais de 50 anos de casamento, simplesmente supôs que a
esposa o seguia, sendo essa é a última vez em que Park é vista.
Após o seu desaparecimento os filhos e o
marido começam a procura-la, visitam hospitais, necrotério, delegacias e
entregam panfletos pela cidade, tentando encontra-la, mas aos poucos perceber,
com grande remorso que nunca a conheceram e que a mamãe já havia desaparecido
de suas vidas há muito tempo, muito antes de se perder em Seul.
Quando ouvi falar desse livro, pelo
titulo, imaginei que seria um pouco piegas, clichê... Mas terminei a leitura
AMANDO o livro e bem surpreendida pelo caminho que a historia tomou. Já tem
post sobre o livro aqui no blog, caso queira conferir é só clicar aqui. Infelizmente
o livro está esgotado.
2.
O Crime do Padre Amaro
A sinopse é simples: Luiza, esposa de
Jorge, é uma leitora voraz de romances, seu marido é um engenheiro e viaja
muito a negócios, e numa dessas viagens, Basílio, primo de Luiza e seu namorado
de infância, passa a visitar muito a casa, o que provoca comentários da
vizinhança, comentários esses não injustificáveis, já que Luiza e Basílio se
tornam amantes. Esse é o enredo do livro.
Tive que ler esse livro no 3º Ano do meu
Ensino Médio. E quando a professora passou a leitura eu logo imaginei: LÁ VEM
LIVRO CHATO, por se tratar de um livro antigo, do período realista, e na época eu
lia basicamente romances policiais. Acabou que eu li o livro, AMEI a
historia tive muita vontade de socar a
cara do padre, tive. O que é super normal quando você está lendo Eça. Já tem
post sobre o livro aqui no blog, caso queira conferir é só clicar aqui.
3.
Cidades Mortas
Esse foi outro livro
que tive ler durante o Ensino Médio. Eu conhecia Monteiro por suas obras
infantis, e fiquei bastante surpresa quando descobri que ele tinha obras
voltadas ao publico adulto, como Negrinha,
O Macaco que se fez homem, Urupês, O Presidente Negro e o sensacional Cidades Mortas, que é o meu preferido dentre eles.
Nessa obra Monteiro Lobato apresenta
toda sua “irreverência” e seu grande senso crítico. Lobato faz críticas, de
forma cômica e bem-humorada, ao governo e seus ministérios, e mostra que apesar
do tempo que se passou, a situação do Brasil continua a mesma. Usando como pano
de fundo o decadente Vale do Paraíba, Monteiro retrata a desolação provocada
pela crise do café. Livro maravilhoso, que me rendeu boas risadas e reflexões;
recomendo muitíssimo.
4.
Trilogia Jogos Vorazes
A trilogia composta por
Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança me surpreenderam bastante. Trata-se de uma distopia, que se passa no futuro, após
vários desastres naturais e destruições provocadas por guerras, onde o que
restou da América do Norte se tornou Panem, que é dividida em 13 distritos
governados pela Capital, atualmente presidida por Snow. Não sabemos se existem
outros países, ou se o único país restante seria Panem, isso não fica claro na
obra.
Após uma rebelião mal sucedida contra a
Capital, que resulta na aniquilação do distrito 13, é instaurado os Jogos
Vorazes: todos os anos se realizam a Colheita, onde são selecionados um casal
de jovens, entre 12 e 18 anos, de cada distrito, que são colocados em uma
“arena” para lutarem até a morte, e apenas 1 sai vivo.
Nesse primeiro livro conhecemos o
funcionamento dos Jogos e sua história. Confesso que eu pensei que não fosse
gostar da Trilogia: primeiro pelo tema – jovens tendo de se matar até a morte e
logo imaginei um desfecho no melhor estilo “amor salva tudo no final”, com
bastante romance e pegação.
Preciso disser que me enganei? E gostei
muito das questões politicas e sociais abordadas na obra e a forma com que
foram abordadas. Embora creia que um narrativa em terceira pessoa teria dado
mais certo.
5.
Caixa de Pássaros
Em um mundo de recursos escassos, olhos
vendados e um terror persistente, encarar os próprios medos é apenas o inicio
da viagem. Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos
sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa
abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempos em fugir para um local onde sua
família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será
assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando
apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma
decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é
um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?
A história é envolvente, trás um terror
psicológico tão tenso, tão denso que foi difícil fazer pausas na leitura, pela
ansiedade por se descobrir respostas, de saber o que vai acontecer, se for
possível leia de uma tacada só. Já tem post aqui no blog, caso queira conferir é só clicar aqui.
Então é isso. FICA SUPER MEGA HIPER
BLASTER recomendado esses livros.
Caso queira
comprar alguns dos livros, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER
livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional. Beijos e até
a próxima.
Comentários
Postar um comentário