Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley - #6 (143 Melhores Livros)


Tudo bem com vocês??? No post de hoje quero comentar um pouco sobre o livro Admirável Mundo Novo do Aldous Huxley, um romance distópico escrito e publicado em 1932.

Caso queira comprar o livro, é só clicar no LINK, e se você comprar QUALQUER livro por esse link você ajuda o blog sem nenhum custo adicional.

 
Como é comum no gênero de distopia, não nos é explicado de cara como funciona esse novo mundo ou o que levou as circunstâncias atuais. Isso ocorre aos poucos.
No futuro vislumbrado pelo autor as pessoas são geradas em indústrias, educadas pelo estado, tudo de forma mecanizada, e ao longo desse processo elas são pré-condicionadas a cumprirem certo papel na sociedade, a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, serem FELIZES e satisfeitas com a vida e com a sociedade.
Mas tudo isso é conseguido com base na manipulação dessa sociedade, tanto biologicamente, quanto psicologicamente falando: do embrião, no processo de “gestação”, com o controle da quantidade de oxigênio e nutrientes que ele recebe; da criança, com frases repetidas no ouvido, durante o sono; e dos adultos através de droga e satisfação sexual.
Nem imagino o rebuliço que esse livro deve ter causado na época, pois nesse mundo, quanto mais parceiros sexuais, quanto menos apego sentimental a uma pessoa tiver, mais normal ela é, não havendo família, casamento, nada que seja duradouro ou estável. O que nos faz repensar o que seria “normal”, o que seria “comum”, e o quanto esses conceitos influenciam na nossa percepção das situações.
Nesse mundo a sociedade é organizada por castas, que por sua vez são subdivididas. Os indivíduos de algumas castas são gerados por um processo chamado Bokanovsky, onde são gerados vários embriões gêmeos idênticos (provenientes da fecundação de um mesmo óvulo e um mesmo espermatozoide, divididos várias vezes).

Castas
Cores
Jornais
Processo
Bokanovsky
Alfa
Cinza
Rádio Horário
Não
Beta
Amora
Rádio Horário
Não
Gama
Verde
Gazeta dos Gamas
Sim
Delta
Cáqui
Espelho dos Deltas
Sim
Ípsilon
Preto
-
Sim

Caso uma pessoa comece a questionar demais a situação, a se sentir insatisfeito com algo, isso não é problema, é só tomar a dose diária de soma, a droga da felicidade, que é distribuída pelo governo, e faz com que a pessoa se sinta relaxada, feliz e sem efeitos colaterais fortes, apenas sonolência.
Mas nem todas pessoas desse Admirável Mundo Novo se encaixam nessa sociedade “perfeita”, Bernard nosso “protagonista”, um alfa mais, é um dele, ele questiona a objetificação das pessoas, mecanização de tudo, se recusa a tomar o soma, mas tenta manter as aparências, apesar de sua infelicidade. Além disso, nem todos os humanos vivem no admirável mundo novo, os chamados “selvagens” vivem de uma forma parecida como a nossa.
E é quando Bernard encontra com John, um selvagem, que toda a história se desenrola. Gostei muito do livro, mas a parte final poderia ser mais bem desenvolvida, mais explorada. A conclusão foi muito abrupta. Mas vale muito a pena e leitura.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr