Pular para o conteúdo principal

Ler ou Não ler??? Eis a questão...

Essa semana vi um vídeo muito bom com o Danilo do Cabine Literária falando sobre a importância de se ler vários estilos de livros e não se ater apenas a um. Que, em minha opinião, complementa muito bem o vídeo feito pelo Gustavo, do Literatortura.
O engraçado é que eu estava justamente pensando em fazer um post sobre isso, motivada por uma pergunta que vi em um dos grupos que participo no Facebook (vou ser a mais genérica possível, pois a intenção não é criticar, nem ofender ninguém, e sim fazer uma discussão madura). A pergunta era “Qual livro você está lendo no momento”, e a resposta predominante era: Harry Potter..., e algumas resposta vinha acompanhadas de “pela sexta vez”, ou “término as Relíquias da Morte e volto para a Pedra Filosofal”. Os livros de Harry Potter sãos ruins??? Obviamente não, pelo contrário, e eu jamais falaria tal coisa, pois sou Potterhead assumida.
As demais respostas variavam entre: os livros do Jonh Green, do Nicholas Sparks, da Suzanne Collins, etc... Esses livros são ruins??? Novamente: NÃO.
O grande problema é que muitos leitores se prendem em um único tipo de escrita, não saem da sua zona de conforto, isso sim é ruim, pois o leitor acaba perdendo os grandes benefícios provenientes do hábito de ler: a expansão do vocabulário, ampliação da capacidade interpretativa e da postura critica, entre outros.
Cada autor tem sua maneira de se expressar, de abordar um determinado tema, de jogar com as palavras e quando lemos vários autores, absorvemos um pouco de cada um, e ampliamos nossos horizontes.
Isso não quer dizer que você não possa ter um escritor favorito, ter lido ou ler a obra completa dele. Quer dizer que você não deve ficar apenas nisso. Bom, para não ficar “chovendo no molhado” vou deixar o link dos dois vídeos.

Espero que tenham gostado, e peço que ajudem a divulgar o blog. Beijos e até a próxima.



Vídeo do Literatortura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr