Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Arma Escarlate - Renata Ventura

Olá... tudo bem???
O post de hoje é para falar sobre o livro "A Arma Escarlate" de Renata Ventura. O livro foi lançado em 2011 pela editora Novo Século, sendo o primeiro livro de uma série, o segundo volume foi lançado em 2014, com o título "A Comissão Chapeleira".



SINOPSE: O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que está ameaçando sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar descobrindo o quanto de bandido há dentro dele mesmo.

A obra surgiu a partir de uma entrevista concedida pela J. K. Rowling, onde ela dá liberdade para que outros escritores escrevam sobre as escolas de magia espalhadas pelo mundo. Renata sendo Potterhead de carteirinha resolve escrever sobre uma das escolas de magia brasileira, sim, uma das... Segundo a Renata Ventura, no Brasil teríamos 5 escolas, uma em cada região. Ela cita Harry Potter muita vezes durante a narrativa, mas sempre de forma indireta.
O livro tem vários pontos positivos e vários pontos que me incomodaram MUITO. Eu não vou me referir sobre a ambientação da história, que é a vida em uma comunidade ainda dominada pelo tráfico, pois eu não conheço, já que a minha realidade sempre foi a de uma cidade do interior do interior do Brasil, onde a busca pelo ouro e a pecuária sempre predominaram. Chega de enrolação e vamos aos pontos positivos e aos que me incomodaram.

PONTOS POSITIVOS
  
· É muito interessante como a autora consegue usar esse universo mágico para tratar de VÁRIOS problemas brasileiros: corrupção, desigualdade social, preconceito, e principalmente – problemas relativos ao sistema educacional.
· Como no Brasil há uma cultura religiosa muito forte o tema não poderia ficar de fora, sendo o respeito às diferenças um tema presente na obra, bem como o autocontrole, principalmente quando se tem um grande poder e habilidade.
· E há uma forte critica a importação cultural desenfreada e sem nenhum filtro ou analise.
· A escrita da autora é muito boa, é fluída e envolvente, os acontecimentos nos prende a atenção.


PONTOS NEGATIVOS
  
· O Hugo é um PORRE, arrogante, mimizento, egoísta, adora o papel de vitima, mesmo quando sabe que está errado, e principalmente magoa por magoar e em vários pontos da narrativa quis dar uns sopapos nele. Vou colocar como ponto negativo, mas tenho a esperança que ele irá amadurecer durante a série.
· Os adultos são muito irresponsáveis, muito mesmo.
· Não consegui sentir empatia pelos personagens, com exceção do Capí, ou Ítalo - que se tornou um dos meus personagens favoritos da literatura.


Eu levantei pontos negativos, mas isso não quer dizer que eu ODIEI o livro, pois não é verdade, pois ele trás muitos pontos interessantes e reflexivos. Também não quer dizer que você se incomodará com os pontos que eu levantei ou gostará dos pontos positivos que eu elenquei. Para finalizar, se você tem vontade de ler a série, leia e tire suas próprias conclusões.
Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Já me apaixonei pelo título! ♥ E a premissa me atraiu muito. Amo histórias que envolvem bruxarias e todo esse cenário místico! Adorei todos os pontos que ressaltou, também fico bem incomodada com personagens assim! Espero ler em breve, indicação mais que anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando os próximos volumes, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história.

      Excluir
  2. Oie

    Eu não conhecia o livro e achei super interessante, tudo que tem magia e esse cenário místico me prende demais.
    Mas acho que eu também não iria gostar do Hugo, tomara que ele mude durante a série.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TOMARA, por que mais dois livros com ele chato desse jeito vou ter de dar uma Avada nele, por que tá osso. kkkkkkkkk Bjs.

      Excluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gosto de histórias que se passam no Brasil, mesmo que seja fantasia e eu não gosto do gênero. É uma pequena que Hugo seja uma personagem chato, porque ele tinha tudo para possuir uma caracterização social muito incrível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na torcida que ele amadureça ao longo da série. Estou esperando os próximos volumes, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história.

      Excluir
  4. Ahhhh, comecei a ler sua resenha pensando ok... aí quando você falou que a ambientação envolvia uma escola de magia do universo da JK eu fiquei MASOQ? PRECISO! Daí eu continuei lendo e fiquei triste pelos seus pontos negativos. Na verdade o único que provavelmente me incomodaria de verdade seriam as pontas soltas. Aí fica realmente difícil... Maaaas apesar disso, fiquei bem curiosa com o livro!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o que mais pegou foi o Hugo ser um chato de galochas. Estou esperando os próximos volumes, onde espero que respostas sejam dadas, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história.

      Excluir
  5. Oie, tudo bem?
    Caramba, como eu não sabia da existência desse livro? CHOCADA! HAHAHAHA. Fiquei muito curiosa pra conhecer essa história, principalmente pela ambientação. Em contrapartida também estou lendo um livro em que não sinto empatia por nenhum dos trocentos personagens, e isso prejudica E muito a leitura :( Enfim, adorei saber sobre esse livro, fiquei com muita vontade de conhecê-lo. Ótima resenha, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como interfere na leitura a falta de conexão com os personagens. Tirando o Capi (amor da minha vida <3 ) não me conectei com ninguém. Estou esperando os próximos volumes, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história.

      Excluir
  6. Olá, olá,
    Acho que outro ponto seria essa capa que a Novo Século poderia ter caprichado mais no trabalho editorial externo, por que né? Achei a ideia do livro, a história, realmente muito bacana e até original levando em conta essa mistura de ficção fantástica com elementos e críticas do nosso próprio país. Muitos autores lá fora fazem o mesmo com sua ambientação, e acredito que também deveríamos usar nossa própria cultura em nossos trabalhos.

    Pelo modo como descreveu o Hugo, acredito que eu também não teria muita simpatia por ele, mas isso só me deixou com mais vontade de conhecer a obra e tirar minhas conclusões, kkkkk!

    Jessie do blog Cacto Florido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a capa é bem feinha, não é das piores, mas está LONGE de ser uma beleza. kkk. Estou esperando os próximos volumes, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história, e creio que o Hugo irá amadurecer muito (TOMARA). Bjs.

      Excluir
  7. Oiii,
    Eu nunca tinha ouvido falar do livro e a ideia de como ele surgiu é interessante, pena que a autora, pelo menos pra você, pecou em alguns pontos. Olha, eu sinceramente nao gosto quando não me conecto aos personagens, eles são os pilares da história e quando não criamos empatia por eles, o livro, de certa forma, não é tão prazeroso, né? Bom, mas também gostei dos pontos positivos levantados por você. Principalmente o primeiro, a literatura é um meio de expressão e trazer temas importantes da nossa realidade é um trabalho fantástico. Enfim, quem sabe eu não de uma chance ao livro um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei todo o contexto histórico cultural que autora abordou, valorizando nosso país. Estou esperando os próximos volumes, mas até agora nada :( Apesar dos pontos negativos quero muito saber a conclusão dessa história, e creio que esses pontos negativos serão corrigidos. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr