Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Cartas Extraordinárias - Shaun Usher.


Hoje quero comentar com vocês sobre minha experiência de leitura de "Cartas Extraordinárias" que foi organizado por Shaun Usher e foi publicado aqui no Brasil em 2014, pela Companhia das Letras, e claro a edição está LINDA, LINDA, LINDA.



Sinopse: Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci - Cartas extraordinárias é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós.
Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos. A engenhosa organização de Shaun Usher cria uma experiência de leitura que proporciona muitas descobertas, e cada nova página traz uma bela surpresa para o leitor. Não apenas um deleite literário, mas também um livro-presente inesquecível.
Inclui cartas de: Zelda Fitzgerald, Dostoiévski, Amelia Earhart, Charles Darwin, Albert Einstein, Elvis Presley, Dorothy Parker, John F. Kennedy, Charles Dickens, Katharine Hepburn, Mick Jagger, Steve Martin, Emily Dickinson e muito mais.

O projeto desse livro começou quando Shaun Usher criou um site chamado "Letters of Note", onde ele publica compilações de cartas incríveis, algumas dessas foram publicadas nesse livro.
Ao todo são 125 cartas, algumas engraçadas, algumas tocantes, algumas de celebridades, outras de pessoas anônimas, algumas recentes, outras antigas, enfim, uma grande variedade de correspondências e a introdução do livro é uma carta à parte, INCRÍVEL.
Eu marquei algumas cartas, que mais me chamaram a atenção, entre elas:

* a carta de Jack, o estripador para o chefe de um grupo que procurava o responsável pelos “Crimes de Whitechapel”, ou seja, o Jack. É horripilante.

* a carta do comediante Bill Hicks para um sacerdote que queria o cancelamento de seu programa, que me deixou estupefata, muitas pessoas, muitas mesmo, precisam ler essa carta.

* a carta super amistosa de John Kricfalusi para Amir Avni, ambos são desenhistas: deixou-me encantada.

* a carta de Charles Dickens para o Times, me fez lembrar que apesar do tempo que passou, o ser humano contínua gostando de um espetáculo grotesco.

* a carta de uma mulher que passou por uma mastectomia em 1855, sem anestesia... É angustiante.

* E TANTAS OUTRAS...

Cada carta é uma história em si. Tem algumas que não me chamaram muito a atenção, mas outras me deixaram sem palavras. Não irei transcrever nenhum trecho para não estragar a surpresa da leitura, mas postarei alguns detalhes do livro.

O livro possui orelhas ENORMES, o que eu adoro.
 
Possui sumário, e no fim possui índice com os nomes dos remetentes, destinatários e pessoas citadas.

A introdução é SHOW, o que só instiga mais ainda a leitura.

Muitas cartas possuem o facsimile da carta original, algumas trazem fotos. Em alguns poucos casos trazem a carta que gerou a resposta ou a resposta a carta.

Todas as cartas estão numeradas, e são nomeadas. E trazem um breve explicação sobre ela.


Fica extremamente recomendado esse livro maravilhoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr