Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Incidente em Antares - Érico Veríssimo

Oi, tudo bem com vocês??? Hoje irei compartilhar com vocês minha experiência de leitura de "Incidente em Antares" de Érico Veríssimo. O livro foi lançado primeiramente em 1971, e aborda a temática do fantástico e do sobrenatural, o chamado Realismo Fantástico. 
Embora a cidade seja fictícia, as críticas abordadas são feitas a uma sociedade bem real, tal como nós conhecemos. O livro é dividido em duas partes.
Na primeira parte, “Antares”, nos é contado à história de Antares, e também a do Rio Grande do Sul e do Brasil, com suas lutas e suas lendas, tudo isso através da história das duas famílias que controlam a política da cidade e a rixa entre elas, os Campolargo e os Vacariano, que começou com Anacleto Campolargo e Chico Vacariano. Existem algumas cenas repulsivas, outras apimentadas. A primeira parte nos conta também o fim dessa rixa, em face da ameaça comunista, como é conhecida na cidade a classe operária, que reivindica seus direitos.
Antares é como qualquer cidade pequena do Brasil, economia agropastoril, teve seus coronéis, que mandava e desmadavam, nesse caso os Campolargo e Vacariano.
Na segunda parte, “O Incidente”, é narrado o "incidente" propriamente dito, que se passou no ano de 1963, ou seja, pouco tempo antes do golpe que instaurou a ditadura militar no Brasil, que durou quase 20 anos.
O clima político e econômico do país nessa época estava muito tenso e conturbado. A inflação é “galopante”, o aumento dos preços é constante, e os trabalhadores decidem deflagrar uma greve geral, mas geral mesmo, até os coveiros entram na greve. Nesse período de greve acabam falecendo 7 pessoas, um número alto para uma cidade tão pequena, com menos de 20.000 habitantes:

- Quitéria Campolargo, a matriarca da cidade, que morreu do coração.

- Barcelona, o sapateiro anarquista, também vítima de um ataque cardíaco.

- Cícero Branco, o influente advogado vitimado por um AVC.

- João Paz, jovem pacifista que foi impiedosamente torturado até a morte pela polícia.

- Pudim de Cachaça, bêbado envenenado pela mulher.

- Menandro Olinda, o genial pianista, gravemente deprimido, que se suicidou, cortando os pulsos.

- Erotildes, prostituta, vítima de tuberculose.

Durante o cortejo de Dona Quitéria, os Campolargo são impedidos de sepultá-la, pois os coveiros, em greve, cercam o cemitério, impedindo o enterro, e desta forma, aumentam a pressão sobre os patrões, até aí beleza. Mas os mortos não sepultados, por algum motivo não explicado, levantam e vão exigir que eles sejam sepultados... Mas devido à greve isso não é possível, como forma de protesto os mortos tomam o coreto da praça e acabam revelando, então, a podridão moral da sociedade, desde casos extraconjugais a roubalheira da politica local. Como as personagens são cadáveres, estão livres das pressões sociais e podem criticar à vontade a sociedade.
Pode parecer que eu contei todo o livro... ERRADO, esse ínfimo resumo, não chega nem aos pés desse livro MARAVILHOSO, muito bem escrito, e não faz jus as incríveis críticas abordadas em suas páginas. Fica mega ultra super recomendado.
Em 1994, a Rede Globo apresentou a minissérie Incidente em Antares, adaptada por Charles Peixoto e Nelson Nadotti, e baseada no romance de Érico Veríssimo. A minissérie teve a direção de Paulo José e contou com os atores Fernanda Montenegro e Paulo Betti no elenco, entre outros. O roteiro traz apenas a segunda parte do livro, mas a adaptação ficou muito boa, recomendo.
Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr