Pular para o conteúdo principal

Viajei com: Dom Casmurro - Machado de Assis

Olá, olá, olá... Tudo bem com vocês??? Espero que sim. Hoje quero compartilhar com você minhas impressões referentes à leitura de um grande clássico brasileiro: Dom Casmurro – Machado de Assis. O romance foi escrito em 1899 e publicado pela Livraria Garnier.

 

O livro é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, mais conhecido como Bentinho, que é um advogado solitário e bem-estabelecido, que pretende com essa narrativa "atar as duas pontas da vida", ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro.

Bento nos conta suas experiências da infância, juventude e da vida adulta. Sua mãe, a viúva D. Glória, faz uma promessa: caso concebesse um novo filho (pois o primeiro morreu no parto) lhe enviaria para o seminário. E eis que nasce Bento, tudo ia bem, até que José Dias, um agregado da família, conta a Tio Cosme e à D. Glória sobre o namoro de Bentinho com Capitolina, a tão famosa Capitu, vizinha pobre por quem Bentinho era apaixonado.

Forçado a ir para o seminário, Bentinho acaba por conhecer seu melhor amigo, Ezequiel de Sousa Escobar, filho de um advogado de Curitiba. Após algumas negociações com a ajuda de José Dias, Bento consegue sair do seminário e estudar direito em São Paulo. Escobar torna-se um comerciante bem sucedido e casa-se com Sancha, amiga de Capitu.

Mas nem tudo são folhes. Bentinho começa a desconfiar que seu melhor amigo e Capitu possuem um caso. O romance ocorre entre os anos de 1857 e 1875, embora o tempo do romance seja psicológico, a estrutura nos permite perceber algumas unidades: a infância de Bento em Matacavalos; a casa de Dona Glória e a família do Pádua, com os parentes e agregados; o conhecimento de Capitu; o seminário; a vida conjugal; a intensificação do ciúme; os surtos psicóticos de ciúme, agressividade; a ruptura.

A dúvida sobre a traição de Capitu sempre pairou e gerou muitas discussões. Mas devemos lembrar que a obra é narrada em 1º pessoa, ou seja, o narrador nos diz o que lhe é conveniente, sendo assim, Bentinho não é um narrador muito confiável. E Bentinho: nunca traiu sua esposa? Quem garante que não? Essa cisma dele pode bem ser uma desculpa para disfarçar o próprio erro. Afinal, será que foi apenas um beijo com Sancha ou houve algo mais?
Levando isso em consideração, Fernando Sabino fez uma adaptação da obra, mas agora narrada em 3° pessoa, deixando de fora todas as neuras de Bentinho. Dessa forma os pensamentos de Bentinho são retratos como sendo pensamentos, não fatos concretos, como dá a entender em Dom Casmurro.

Em minha humilde opinião creio que ela não o traiu. Desde pequeno ele demonstrava certo complexo de inferioridade em relação à Capitu e também demonstrava ter dúvidas sobre o amor que ela sentia por ele, bem como um caráter possessivo e controlador.

Temos que analisar ainda, que apenas ele via semelhança FÍSICA no filho com o Escobar. Os demais viam apenas o menino que imitava os que estavam ao seu redor: os gestos, a fala, etc. Tanto é que no final do livro, ele diz que se o José Dias visse o menino, diria que se parecia com o Bentinho.

Fica super recomendado esse livro incrível, super bem escrito. Espero que tenham gostado da dica. Beijos e até a próxima.

Comentários

  1. Esse livro é muitoooo bom!!!!! Porque o Machado de Assis deixa justamente vago se o filho é mesmo de Bentinho ou se a Capitu traiu com o falecido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dá margem a muita discussão... E fora que ele escreve muito bem. Estou lendo o livro de contos dele e amando.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr