Pular para o conteúdo principal

Viajei com: A Esperança - Suzanne Collins.

Olá, hoje teremos a última resenha da Trilogia Jogos Vorazes – Suzanne Collins. O último livro foi lançado em 2010, com o titulo Mockingjay, sendo traduzido por Alexandre D'Elia e publicado pela editora Rocco em 2011 com o título A Esperança, com 416 páginas.



A Esperança é o livro com a história mais densa, mais pesada da trilogia e em minha opinião o livro com o começo mais arrastado de todos.
A história continua sendo narrada por Katniss, que está totalmente confusa, o seu stress pós-traumático está no nível máster, e digamos que os acontecimentos seguintes não contribuem em nada para a melhora do quadro psicológico dela.
Nesse livro não temos os Jogos, pois o foco da história é a revolução e a guerra entre os revoltosos e a Capital. Posso adiantar que gostei do final, embora não seja meu final de livro favorito.
Para você que ainda não leu os livros ou não assistiu aos filmes, AVISO: a partir daqui terá spoiler dos dois primeiros livros. Poderá conter spoiler de A Esperança.


No final de Em Chamas, Katniss e outros participantes dos Jogos são resgatados pelo pessoal do Distrito 13 – ISSO MESMO, eles ainda existem, a destruição do Distrito 13 foi uma farsa sustentada pela Capital, a fim de manter os distritos amedrontados, com a possibilidade da destruição de seus lares.
O 13 é governado pela presidente Coin, e a rigidez em que os habitantes vivem lembra e muito Panem sobre o controle da Capital, a diferença é o fornecimento regular de comida.
Coin tenta convencer Katniss a se tornar o tordo da revolução, símbolo oficial que permitiria unir os demais distritos e até alguns moradores da Capital, que começam a ficar desgostosos, pois a cultura de “pão e circo” acabou, uma vez que os jogos acabaram e há falta de muitos itens provenientes dos distritos revoltosos. Após alguma persuasão ela aceita a proposta.
O interessante é que Katniss, embora se torne o símbolo da revolução, não é descrita em momento algum como a “redentora”, como se apenas ela fosse capaz de ser esse símbolo.
Ao longo do desenvolvimento da história, desde Jogos Vorazes até A Esperança, podemos ver os métodos de controle desenvolvidos pela Capital: os jogos, o isolamento dos distritos, a fragmentação da produção; e como esses métodos se mostraram ineficazes a longo prazo.
Creio que a autora quis retratar que a ditadura irá gerar rebelião, a repressão uma hora ou outra irá gerar uma revolta na população, assim como ocorreu com a escravidão, o apartheid, o nazismo, o fascismo e outros tipos de opressão (mesmo que haja um segundo interesse envolvido).
Assim como representar a utilização da população como massa de manobra, utilizada pelos governantes para atingir seus objetivos, de forma totalmente alheia a população e suas necessidades, utilizando-se da máxima “OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”. Me lembrando os imperadores romanos (e outros exemplos) que sucediam um ao outro, sem a menor mudança positiva na vida daquela população, você se lembra de algo???
Katniss, assim como vários outros personagens, é manipulada como joguete desde o começo da história, pela Capital para apaziguar os distritos, e pelo Distrito 13 para incitar a revolução.
Bom, nesse ponto não consigo segurar um MEGA SPOILER, e recomendo a quem não leu e pretende ler que não continue a leitura do post.
Deixo aqui meu agradecimento. Espero que tenham gostado, peço que ajudem a divulgar o blog. 

Beijos e até a próxima.





EU AVISEI


E aqui vai o MEGA SPOILER: Katniss descobre que a ação que resultou na morte de várias crianças, que aparentemente era obra dos governantes da Capital, na verdade foi responsabilidade dos governantes do Distrito 13, isso me fez pensar: o que mais seria obra do 13??? (creio que isso também passou pela cabeça de Katniss). Coin mostrou-se tão sedenta de poder e despreocupada com a população em geral como os governantes da Capital, aumentando a lista de vilões da história.
Achei muito bom o epílogo, que mostra a Katniss tentando superar a cada passo e vencer, se recuperar a cada dia. Pois eu não esperava nada do estilo “e viveram felizes para sempre em um mundo cor-de-rosa e cheio de arco-íris”, o que não colaria depois de tudo que eles enfrentaram, isso seria impossível.
Novamente: espero que tenham gostado, e não custa reforçar o pedido para ajudarem a divulgar o blog. Beijos e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 1

Olá... Como eu prometi no vídeo sobre minha coleção de Harry Potter, irei disponibilizar alguns itens para imprimir, hoje irei postar a prova do Lockharts no 2º Ano, Bilhete para o trem de Hogwarts, como fazer um berrador, o bilhete de R.A.B. e alguns papercraft. Semana que vem eu posto mais. Espero que gostem. Berrador Berrador BILHETE R.A.B - Horcruxes Caixa de feijõezinhos de todos os sabores. Caixa para sapo de chocolate. Papercraft Harry Potter Papercraft da Hermione Papercraft do Voldemort Papercraft Rony Weasley

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 4

Olá, tudo bem com vocês??? Hoje irei postar mais alguns itens da série Harry Potter para serem impressos. Pois apesar de todos esses anos, a série continua presente em nossas vidas. Nesse post estarão disponíveis os Decretos Educacionais da Sapa Velha, mais conhecida como Umbridge e as edições do Profeta Diário . Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima

Itens da Série Harry Potter para imprimir - parte 2

Olá, ontem, dia 14/01/2106, nós fãs de Harry Potter recebemos uma triste  notícia , faleceu ontem o ator Alan Rickman, que interpretou  BRILHANTEMENTE  o professor Severo Snape. Realmente é um grande perda para os familiares, amigos, fãs, e para com toda a certeza para o meio  artístico , que perdeu um grande ator.  Como prometi na semana passada, hoje irei postar mais itens da série Harry Potter para imprimir. Hoje postarei as fichas do Ministério da Magia, da Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas, que aparecem no filme Harry Potter e as  Relíquias  da Morte – Parte 1 . Postarei também as fichas dos prisioneiros de Azkaban e os cartazes de procurados.     Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - em branco Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - questionário Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Trouxas - Alastor Woody Ficha Comissão de Registro dos Nascidos Tr